Quem somos
Sindicato das Padarias da Baixada Santista
Tudo começou com a Associação
A Associação dos Proprietários de Padarias de Santos foi fundada em 06 de março de 1909.
A sede ficava localizada à Av. Conselheiro Nébias, nº 424 – 1º andar em Santos. Seu funcionamento foi precário até meados de 1926, pois não havia união na categoria, por este motivo, teve que ser fechada durante aproximadamente 02 anos.
Em 1928 formou-se um grupo de panificadores que se reuniram para tratar sobre a reabertura da Associação, já que esta era de suma importância e uma necessidade para a classe Panificadora.
Em 1947, perdurando ainda a crise do após guerra com o racionamento da gasolina, farinha de trigo e outros artigos importados, um grupo de padeiros resolveu constituir uma cooperatiava com a finalidade exclusiva de importar a farinha e outras mercadorias de necessidade dos panificadores, dos Estados Unidos, Argentina e Uruguai.
Formou-se então em agosto de 1947 uma Sociedade composta por 33 (trinta e três) panificadores que denominou-se Sociedade dos Panificadores de Santos Ltda., estabelecida inicialmente à Rua Braz Cubas, 67 mudando-se em janeiro para à Rua Amador Bueno, 196. Esta sociedade chegou a importar pequenos lotes de farinha de trigo dos Estados Unidos até que final de 1949 o governo do Brasil proibiu as importações limitando-se ao sistema da “COFAP", hoje denominada SUNAB.
Em 1952 depois de muitas negociações políticas com a “COFAP" conseguiu-se a liberação de um lote de farinha de trigo importada do Uruguai no total de 22.000 sacos de 70 KG cada, para serem vendidos a preço previamente tabelado por aquele órgão.
Após esse período foi se tornando mais difícil as importações, principalmente da farinha de trigo, desviando-se assim o objetivo da Sociedade, que de importador, tornou-se atacadista de cereais terminando por sua dissolução, em fevereiro de 1957.
Em 1957 A Associação mudou-se provisoriamente para um sobrado à Rua São Francisco, nº 196, para logo em seguida também provisoriamente já então no ano de 1958 mudar-se para à Rua Amador Bueno, nº 155 – 2º andar.
Essa mesma diretoria foi responsável pela aquisição de sede própria e montagem da mesma. Para angariar fundos para a sede própria, chegou-se até solicitar nas padarias associadas, sacos vazios de farinha recolhidos todos os dias pelo funcionário Manoel Domingues (Maneco X-9), para serem vendidos.
Além da verba dos sacos vendidos, tinham também as cotas de comissões da Cia. Internacional de Seguros na qual era um serviço prestado pela Associação aos seus Associados, que pagavam o seguro em cotas mensais junto com a mensalidade do mês, além disso, formou-se três comissões com três elementos cada, que saiam com o “LIVRO DE OURO" para angariar fundos junto as correlatas, foi nessa época que em uma reunião com a diretoria na qual participou o associado Candido Rodrigues, proprietário da Padaria Rio D`ouro situada a Rua Constituição, nº 395, foi colocada a possibilidade de que os carreteiros de farinha, também contribui-se com uma mensalidade e mais Cr$ 1,00 por saco distribuídos nas padarias. O dinheiro arrecadado atingiu a cifra de Cr$ 650.000,00 (na época), que foi suficiente para que fosse adquirida a sede própria, que foi inaugurada no dia 06 de março de 1961, com a mesma diretoria reeleita.
Em 1959 comemorou-se 50 anos “Jubileu de Ouro" de fundação da Associação, sendo realizada uma missa na Catedral de Santos celebrada pelo Bispo D. Edilio José Soares às 10:00 horas. Às 17:00 horas na sede da Rua Amador Bueno foi realizado um coquetel.
História do Sindicato
Em 1933, foi dado início aos trabalhos de Sindicalização da Classe através de um ofício enviado ao Ministério da Pasta do Trabalho juntamente com documentos. Em 1935 o Sr. José Estevam Ribeiro, secretário da Associação, em Assembléia mostra para a classe, as vantagens de ser instalado o Sindicato dos Proprietários de Padarias de Santos, de acordo com as leis vigentes, onde obteve unânime aprovação. Iniciou-se os trabalhos para a instalação do Sindicato juntamente com a Associação.
Até que em 12 de janeiro de 1942 um grupo de Portugueses que pertenciam a Associação dos Proprietários de Padarias de Santos, fundou o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos.
Estes chegaram a dirigir o Sindicato por 02 (dois) anos, sendo que, esta Diretoria foi impugnada pois conforme Legislação da CLT, nenhuma entidade podia ser dirigida por estrangeiros e como eram todos Portugueses e nessa época era impossível formar uma Diretoria somente de Brasileiros, foi formada uma Junta Governativa que foi presidida por Waldemar Metropolo de 1944 até 1961.
Em 1961 conseguiu-se formar uma chapa de brasileiros para o sindicato.
Por volta do ano de 1989 foi dado início as obras da nova sede do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos, situada à Av. Afonso Pena, 736 – Santos/São Paulo, onde durante as obras eram realizados alguns eventos para que os Panificadores pudessem estar sempre presentes e acompanhando a obra da sua sede.